Recorde: Câmara Municipal de Ribeirão Preto economiza R$ 9 milhões no primeiro semestre

Pela primeira vez na história, valor foi devolvido ao Poder Executivo de forma fracionada, conforme determina a nova recomendação do Tribunal de Contas do Estado
Sem Categoria
Imagem do Presidente da Câmara

Economia recorde, mas sem deixar investimentos e melhorias para trás. Essa tem sido a tônica da gestão da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Só no primeiro semestre do ano, R$ 9 milhões foram poupados. Todo o montante foi devolvido ao cofre do município em três parcelas, bimestralmente, conforme recomendação do Tribunal de Contas do Estado.

A última parcela, de R$ 4,5 milhões foi devolvida hoje, 28.

Essa é a primeira vez que a Câmara de Ribeirão adota o modelo. Em anos anteriores, por muitas vezes, a sobra do duodécimo era devolvida no final do exercício, sempre no mês de dezembro.

Apesar da economia, de acordo com o presidente da Casa, vereador Isaac Antunes (PL), nenhum setor foi prejudicado, assim como a capacidade de investimentos da Câmara em questões necessárias para o bom andamento dos trabalhos. Exemplos disso são a modernização da frota de veículos, o novo portal legislativo e a compra de equipamentos.

Nós estamos poupando recursos, visando economia e gestão, mas em nenhum momento deixamos de lado as prioridades da Câmara Municipal. Investimos naquilo que entendemos ser necessário para que o Legislativo se modernize e possa atender às expectativas da população – frisou Antunes.

Além da economia, outro ponto muito relevante é o fato de que a Mesa Diretora em 2024 renunciou a um recurso ainda maior. Por lei o Legislativo teria direito a 4,5% do orçamento municipal. Porém, o percentual foi reduzido para 3,5%. Com isso, a Câmara deixou de receber R$ 24 milhões de reais a mais em receita.

Nós temos muita responsabilidade com o dinheiro público. Esse recurso a mais que deixamos no orçamento da cidade foi para áreas fundamentais como saúde e educação. Estamos focados em ajudar Ribeirão Preto a ser um município ainda melhor – comentou o presidente.

De acordo com o departamento financeiro da Câmara Municipal, ainda não é possível precisar qual será a economia no final do ano, mas a projeção é que ultrapasse o valor devolvido em 2023 que foi de R$ 27.796.340,91. Caso isso realmente aconteça, um novo recorde de economia seria quebrado.

Texto: Assessoria de Comunicação | Fotos: Thaisa Coroado

Imagem da Mesa Diretora